Folhas de bananeira

CURSO

Propaganda e Responsabilidade Social

NOVA TURMA EM BREVE

Este curso tem por objetivo levar o aluno a reconhecer novos caminhos para a Comunicação e para o Marketing, que consideram a contribuição dessas áreas para o Desenvolvimento Sustentável. Mostra ainda como os clientes incluem cada vez mais os requisitos socioambientais na contratação de seus fornecedores e produtos.

A concorrência acirrada, e globalizada, instiga profissionais de marketing e publicidade, bem como gestores empresariais a buscar artifícios que destaquem seus produtos, serviços e marcas. Muitas vezes, entretanto, toda esta pressão propõe algumas estratégias que não consideram os preceitos éticos, os princípios e valores da socieade, ou mesmo declarados pela empresa. A ação se dá no momento de 'trapacear' a concorrência, 'apertar' os fornecedores, 'convencer' os clientes, 'acabar' com os estoques.

 

A publicidade e a propaganda exercem grande poder de decisão sobre as atitudes e escolhas da população. Isto porque utiliza de ferramentas, instrumentos e artifícios de sedução que conseguem aproximar o consumidor do personagem, levando-o a julgar natural e confortável a atitude proposta pela mesma.

 

É necessário, entretanto, questionar-se sempre que atitudes e valores nosso trabalho diário ajuda a perpetuar na cultura da sociedade que atingimos. Que valores estamos disseminando. Será que o humor que vende, que torna nossa mensagem engraçada, também forma uma sociedade justa, sem preconceito, sem bullying, sem descaracterizar ou diminuir determinado perfil ou estereótipo por nós criado ou reforçado? O colunista da Casa do Galo Nauro Rezende Jr, publicitário e Diretor de Criação e Planejamento fala sobre o que é ter ética em propaganda. Reforça que não é apenas uma questão de respeitar a concorrência, os clientes, a natureza, a sociedade. "É além de tudo isto, não reforçar preconceitos, é estabelecer uma comunicação que preserve valores e que reforce de maneira positiva a relação entre as pessoas e os produtos, mas, sobretudo, a relação das pessoas com outras pessoas".

 

Este curso leva o aluno a conhecer de perto quais são os fundamentos éticos ligados à propaganda, bem como o código e princípios éticos propostos na auto-regulamentação publicitária.

 

Conteúdo

  1. Ética: Fundamentos

    1. Conceito de ética e sua contextualização na realidade brasileira

    2. Ética no contexto social, religioso, político, econômico, jurídico e ideológico

  2. Ética profissional

    1. Valor da profissão

    2. Cultura e utilidade profissional

    3. Função social do profissional

  3. Legislação publicitária e códigos de ética

    1. Legislação publicitária brasileira

    2. Códigos brasileiros de auto-regulamentação publicitária

    3. Os códigos brasileiros de ética dos profissionais

    4. Ética e profissão no contexto social

      1. Profissão e política

      2. Profissão e grupos sociais

      3. Profissão e censura

    5. Ética e comunicação na sociedade contemporânea

    6. Nova ordem mundial da informação

    7. Ética na comunicação globalizada

 

Possui 15 horas/aula de duração.

Investimento: R520,00 à vista ou 2x R$ 305,00

Folhas tropicais

REDE

EMPRESA

RESPONSÁVEL

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright 2006-2020

 

R.E.R. - Gestão, Marketing e Sustentabilidade - Todos os direitos reservados.

 

ATENÇÃO: Este site tem, também, o propósito de reunir pensadores, pensamentos, conheci-mentos e experiências. Caso discorde de alguma publicação neste compêndio, gentileza enviar e-mail que iremos retirar imediatamente seu link, citação ou conteúdo.

Site desenvolvido orgulhosamente por WUUM.