top of page

A Rede Empresa Responsável® faz parcerias com empresas de eventos e ONGs com o propósito de eliminar o impacto ambiental causado em cada evento. Desta forma congressos, conferências, seminários, encontros, oficinas, feiras, competições esportivas e outras, realizados por órgãos do governo, empresas privadas ou entidades sem fins lucrativos passam a incorporar a gestão ambiental nas tomadas de decisão, o que inclui a compensação dos gases responsáveis pelo efeito estufa, emitidos em decorrência das ações realizadas.

Cada vez mais as ações de responsabilidade socioambiental agregam diferencial positivo às marcas que a praticam. O Plano de Gestão Ambiental em Eventos leva em conta estratégias que venham a impressionar o congressista ou comunidade participante sobre o quanto é possível combinar estilo com qualidade e baixo impacto ambiental.

A responsabilidade socioambiental traz benefícios à marca, e ao planeta.

 

 

REPENSAR, REDUZIR, REUSAR, RECICLAR

 

Primeiro Passo

 

O trabalho consiste em primeiramente avaliar todos os processos relacionados à montagem e funcionamento do evento, propondo soluções de gestão ambiental em cada procedimento operacional. Todo o estudo é realizado levando em consideração a importância de gerar boa apresentação ao evento.

O Plano de Gestão Ambiental em Eventos, de acordo com a necessidade do cliente, pode incluir (1) a sugestão de espaços com maior possibilidade de combinar boa localização, facilidade de fluxo, renome e estrutura eco-eficiente; (2) papelaria, material de divulgação e objetos operacionais de menor impacto ambiental; (3) coffee-break considerando culinária regional; (4) fluxo de procedimentos relacionados a cada processo de montagem e realização do evento.

 

MATÉRIA-PRIMA a gente faz com você

 

Segundo Passo

 

O Plano de Ações leva em conta a preferência por matéria-prima de menor impacto ambiental. Após sua aprovação, o local do evento é mapeado, recebem caixas coletoras específicas, e todos os resíduos gerados no evento, tais como plástico, papel, metal, madeira e outros são destinados corretamente, mediante acordos operacionais com ONGs e OSCIPs da região. A divulgação desta ação leva o selo da Rede Empresa Responsável®, bem como o banner matéria-prima. Leia mais

O mundo produz, por dia, o equivalente a 10 montanhas (do tamanho ao Pão-de-Açucar/Rio de Janeiro) de lixo. Todo este resíduo, por alguns considerados inservíveis, é depositado em lixões a céu aberto causando doenças, impactando a qualidade do ar, do solo, do lençol freático e das paisagens naturais. Por meio deste projeto os resíduos transformam-se em matéria-prima secundária, beneficiando comunidades carentes na produção de novos produtos.

Nos países desenvolvidos indústria, comércio varejista, empresas prestadoras de serviço e consumidores assumem a destinação correta dos resíduos que produzem, incluindo a Logística Reversa nos processos e procedimentos.

 

 

COMPENSAÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA (GEE)

 

Terceiro Passo

 

Toda a energia utilizada no momento de realização do evento, tais como o impacto do combustível automotivo, energia elétrica e água, passa a ser compensada por meio do plantio de árvores em matas ciliares, em projetos de reflorestamento. As árvores têm a função de absorverem carbono da atmosfera. Este trabalho é realizado em parceria com ONGs que têm, por natureza, a neutralização do carbono.

 

Currículo da consultora responsável: Joana d’Arc Bicalho Félix é doutora em Economia de Empresas, com foco em economia do meio ambiente; Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Marketing e Desenvolvimento Sustentável ambos pela UCB – Universidade Católica de Brasília. Graduada em Comunicação Social habilitação Publicidade e Propaganda.

 

É professora de Pós-Graduação na UnB, IESB e UniCEUB, nas áreas de Comunicação, Marketing, Gestão de empresas, Logística Reversa, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.

Coordena o curso de Pós-Graduação: Gestão da Comunicação nas Organizações, do UniCEUB.

 

É multiplicadora do Instituto Ethos de Responsabilidade Social advindo do prêmio de destaque região Centro-Oeste recebido em 2005.

 

Currículo detalhado clique aqui

 

 

DA PROPOSTA

 

A proposta é minimizar o uso de produtos e recursos naturais nos processos, bem como compensar os gases geradores do efeito estufa, com o plantio de árvores, tornando o evento LIMPO, ECO-EFICIENTE, e RESPEITADO pela comunidade e formadores de opinião conscientes da responsabilidade de cada agente da sociedade.

 

Produto gerado: Plano de Ações detalhado, bem como o desenvolvimento das estratégias escolhidas pela empresa realizadora do evento.

 

Prazo de realização do plano: 15 dias da data da primeira reunião. 

Folhas tropicais
responsabilidade social consultoria brasil portugal cursos rede empresa responsável sala de aula virtual ao vivo curso logística reversa sala de aula ao vivo virtual curso gestao empresarial e responsabilidade social sala de aula ao vivo virtual gestao para a responsabilidade social gestao para iso 14000 sustentabilidade RER rede gestao para a responsabilidade social rede gestao para empresa socioambiental

REDE

EMPRESA

RESPONSÁVEL

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright 2006-2020

 

R.E.R. - Gestão, Marketing e Sustentabilidade - Todos os direitos reservados.

 

ATENÇÃO: Este site tem, também, o propósito de reunir pensadores, pensamentos, conheci-mentos e experiências. Caso discorde de alguma publicação neste compêndio, gentileza enviar e-mail que iremos retirar imediatamente seu link, citação ou conteúdo.

Site desenvolvido orgulhosamente por WUUM.

bottom of page