top of page

Pesquisa: O ESTADO DO MUNDO 2010: Do consumismo à sustentabilidade

CULTURA

 

“A cultura é para facilitar às pessoas a liberação de seu potencial, e não para ficar estagnada como um muro que as impede de progredir. Uma cultura que não deixa as pessoas crescerem em uma cultura é morta, e a cultura morta deve ficar no museu, não na sociedade humana. (M.Yunus, p.20)

 

A CULTURA DO CONSUMO

 

“Na a ausência de uma equação capaz de frear o consumismo concentrado e impulsionar o consumo sustentável […] torna-se necessária (a promoção) da uma mudança cultural e comportamental, o que inclui maior conscientização do consumidor quanto às consequências de seus atos de consumo [...]É fundamental levá-lo a perceber a importância de se apoiar o esforço das melhores empresas em responsabilidade sócio ambiental, pressionando- as diretamente e comprando os seus produtos, assim como valorizando as novas tecnologias por elas desenvolvidas. […] deve-se, também, pressionar os governos na direção de uma atuação mais sustentável, no provimento de serviços que facilitem a ação do consumo Consciente” (como exemplo na logistica reversa de destinação de resíduos para reuso e reciclagem). Eduardo Athayde e Helio Mattar

 

OS DADOS DO CONSUMISMO

 

O relatório 2008 O Estado do Mundo estabelece a reflexão sobre “o quanto as culturas de consumo precisarão mudar para que a espécie humana prospere verdadeiramente”. (Erik Assadourian – Diretor do Projeto). E lembra que o relatório Pegada Ecológica (Global Footprint Network, 2008), já apontava que a humanidade usava recursos correspondentes a “um terço a mais da capacidade da Terra do que a efetivamente disponível, afetando a regeneração dos ecossistemas dos quais a humanidade depende”.

Pegada Ecológica da Humanidade

“Entre 1950 e 2005, a produção de metais cresceu seis vezes, a de petróleo, oito, e o consumo de gás natural, 14 vezes. No total, 60 bilhões de toneladas de recursos são hoje extraídas anualmente – cerca de 50% a mais do que há apenas 30 anos. Hoje, o europeu médio usa 43 quilos de recursos diariamente, e o americano médio, 88 quilos. No final das contas, o mundo extrai o equivalente a 112 edifícios Empire State da Terra a cada dia. O Estado do Mundo (2010, p.33).

 

QUEM CONSOME?

 

De acordo com um estudo do ecologista de Princeton Stephen Pacala, “os 500 milhões de pessoas mais ricas do mundo (aproximadamente 7% da população mundial) são atualmente responsáveis por 50% das emissões globais de dióxido de carbono, enquanto os 3 bilhões mais pobres são responsáveis por apenas 6%”.

 

FICHA CATALOGRÁFICA DA PUBLICAÇÃO: Universidade Livre da Mata Atlântica e Instituto Akatu Estado do Mundo, 2010: estado do consumo e o consumo sustentável / Worldwatch Institute; Salvador, BA: Uma Ed., 2010.

Folhas tropicais
responsabilidade social consultoria brasil portugal cursos rede empresa responsável sala de aula virtual ao vivo curso logística reversa sala de aula ao vivo virtual curso gestao empresarial e responsabilidade social sala de aula ao vivo virtual gestao para a responsabilidade social gestao para iso 14000 sustentabilidade RER rede gestao para a responsabilidade social rede gestao para empresa socioambiental

REDE

EMPRESA

RESPONSÁVEL

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Copyright 2006-2020

 

R.E.R. - Gestão, Marketing e Sustentabilidade - Todos os direitos reservados.

 

ATENÇÃO: Este site tem, também, o propósito de reunir pensadores, pensamentos, conheci-mentos e experiências. Caso discorde de alguma publicação neste compêndio, gentileza enviar e-mail que iremos retirar imediatamente seu link, citação ou conteúdo.

Site desenvolvido orgulhosamente por WUUM.

bottom of page