É fácil encontrar hotéis que levantam a bandeira da sustentabilidade -- pelo menos, aparentemente. Eles comunicam aos hóspedes a possibilidade de usar mais vezes a mesma toalha e, com isso, ajudar a economizar água. E existem muitas ações como esta. No entanto, sempre fica a dúvida de que eles tenham uma real preocupação com o meio ambiente ou seria apenas uma bela oportunidade financeira.
Não adianta colar cartazes no elevador promovendo a reutilização das toalhas se não reciclam o lixo, por exemplo. O fato é que o consumidor está cada vez mais atento aos detalhes que formam uma empresa amiga do meio ambiente. E mais: ele exige um comprometimento com a sustentabilidade. Por isso, mascarar pequenas ações podem não ser mais suficientes para os hóspedes da geração Y em diante.
Um resort em Maragogi, em Alagoas, tomou consciência disso. O estabelecimento recicla o lixo, reutiliza a água da piscina para irrigar os jardins, faz campanha com as toalhas e roupas de cama. Além disso, contratou um biólogo para treinar os funcionários hotel em relação a educação ambiental, palestrar para os hóspedes e orientar as atividades realizadas em meio à natureza, como trilhas. Isso, segundo o viagem.uol.com.br.
E as ações responsáveis poderiam ser ainda maiores. Uma rede internacional de hoteis ganhou a certificação ISO 14001 com a atuação sustentável. Ela optou por lâmpadas econômicas, manter em stand by os equipamentos que não estão em uso, além de acionar os dispositivos de preparo da comida apenas quando necessário. A reutilização da água, por exemplo, ofereceu uma economia de 20%.
No final das contas, como deve ser um hotel sustentável? O Guia Quatro Rodas estabeleceu alguns requisitos para os empreendimentos que querem ser reconhecidos como sustentáveis. Confira:
- Utiliza lâmpadas fluorescentes para economizar energia;
- Os chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água
- Há recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros;
- Usa equipamentos eletroeletrônicos com baixo consumo de energia
- Os objetos que decoram os ambientes são feitos com material reciclado;
- A construção tem estrutura de madeira de origem certificada ou pisos reciclados;
- Tem sistema de reciclagem de lixo, mesmo que seja terceirizado
- Reaproveita o lixo orgânico como adubo ou compostagem no terreno;
- O esgoto é tratado antes de ser despejado em córregos e rios da região;
- Reaproveita a água da chuva na lavanderia, na piscina e na irrigação dos jardins;
- Adota o sistema de energia solar ou eólica
- A abertura das portas dos quartos usa um cartão-chave que ativa o controle de luz;
- O projeto arquitetônico aproveita a iluminação natural.
- Os funcionários são treinados para aplicar as medidas sustentáveis
- Contrata e treina moradores das redondezas, aplica parte do lucro na capacitação dos empregados, patrocina projetos sociais do entorno
- O hóspede escolhe se quer ter as toalhas e os lençóis trocados diariamente
- Utiliza alimentos produzidos na região – muitas vezes, orgânicos.