Copyright 2006-2019

 

R.E.R. - Gestão, Marketing e Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. ATENÇÃO: Este site tem, também, o propósito de reunir pensadores, pensamentos, conheci-mentos e experiências. Caso discorde de alguma publicação neste compên-dio, gentileza enviar e-mail que iremos retirar imediatamente seu link, citação ou conteúdo.

Como os hotéis podem ser mais sustentáveis

É fácil encontrar hotéis que levantam a bandeira da sustentabilidade -- pelo menos, aparentemente. Eles comunicam aos hóspedes a possibilidade de usar mais vezes a mesma toalha e, com isso, ajudar a economizar água. E existem muitas ações como esta. No entanto, sempre fica a dúvida de que eles tenham uma real preocupação com o meio ambiente ou seria apenas uma bela oportunidade financeira.

Não adianta colar cartazes no elevador promovendo a reutilização das toalhas se não reciclam o lixo, por exemplo. O fato é que o consumidor está cada vez mais atento aos detalhes que formam uma empresa amiga do meio ambiente. E mais: ele exige um comprometimento com a sustentabilidade. Por isso, mascarar pequenas ações podem não ser mais suficientes para os hóspedes da geração Y em diante.

   

Um resort em Maragogi, em Alagoas, tomou consciência disso. O estabelecimento recicla o lixo, reutiliza a água da piscina para irrigar os jardins, faz campanha com as toalhas e roupas de cama. Além disso, contratou um biólogo para treinar os funcionários hotel em relação a educação ambiental, palestrar para os hóspedes e orientar as atividades realizadas em meio à natureza, como trilhas. Isso, segundo o viagem.uol.com.br.

   

E as ações responsáveis poderiam ser ainda maiores. Uma rede internacional de hoteis ganhou a certificação ISO 14001 com a atuação sustentável. Ela optou por lâmpadas econômicas, manter em stand by os equipamentos que não estão em uso, além de acionar os dispositivos de preparo da comida apenas quando necessário. A reutilização da água, por exemplo, ofereceu uma economia de 20%.

   

No final das contas, como deve ser um hotel sustentável? O Guia Quatro Rodas estabeleceu alguns requisitos para os empreendimentos que querem ser reconhecidos como sustentáveis. Confira:

 

- Utiliza lâmpadas fluorescentes para economizar energia;

- Os chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água

- Há recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros;

- Usa equipamentos eletroeletrônicos com baixo consumo de energia

- Os objetos que decoram os ambientes são feitos com material reciclado;

- A construção tem estrutura de madeira de origem certificada ou pisos reciclados;

- Tem sistema de reciclagem de lixo, mesmo que seja terceirizado

- Reaproveita o lixo orgânico como adubo ou compostagem no terreno;

- O esgoto é tratado antes de ser despejado em córregos e rios da região;

- Reaproveita a água da chuva na lavanderia, na piscina e na irrigação dos jardins;

- Adota o sistema de energia solar ou eólica

- A abertura das portas dos quartos usa um cartão-chave que ativa o controle de luz;

- O projeto arquitetônico aproveita a iluminação natural.

- Os funcionários são treinados para aplicar as medidas sustentáveis

- Contrata e treina moradores das redondezas, aplica parte do lucro na capacitação dos empregados, patrocina projetos sociais do entorno

- O hóspede escolhe se quer ter as toalhas e os lençóis trocados diariamente

- Utiliza alimentos produzidos na região – muitas vezes, orgânicos.

Please reload

Recent Posts
falecomigo.png